Menu


Pioneira na transmissão universitária pela Internet no Amazonas.

A rádio Falcon está nascendo da vontade e esforço de professores, universitários e técnico. A produção acadêmica vinha aumentando cada vez mais desde o início do curso há dez anos (2008). Conseguimos dar esse passo significativo por meio da internet, fomentar experiências que ampliam a informação. Assim também percebemos o slogan para nossa marca: Amplitudes da informação. Porque o mundo está em movimento e precisamos nos movimentar.

A pesquisa de naming para rádio web focou na interligação com o nome da instituição. Com isso, o nome escolhido foi Falcon, a versão de Falcão em inglês, mantendo a ideia do padrão internacional. Para que a marca da rádio não se sobressaísse ao símbolo da Wyden, buscou-se inspirações locais. Para tal, encontrou-se o Falcão-mateiro (Micrastur gilvicollis), uma ave amazônica cujo canto é bem simples, mas inconfundível. Apesar de ser raramente vista, essa ave canta antes do amanhecer. O que queremos é sermos ouvidos.

O símbolo que representa o falcão está na forma do O da palavra FALCON, outro detalhe do ON traz a intencionalidade do online, exatamente para convidar o acesso digital e ficar ligado na rádio web. A tipografia escolhida segue o formato geométrico circular que, inclusive, é a mesma família tipográfica da Revista-laboratório, outro produto acadêmico institucional. O subtítulo não ficou evidente, uma vez que futuramente pretende-se que ela seja substituída e dê ênfase ao slogan “Amplitudes da informação”. A cor azul representa confiança, segurança, digno, a mesma cor institucional. A cor complementar escolhida foi o laranja, alegre, excitante e entusiasmo. A garra da jovialidade para emplacar o que há de melhor de estudantes da Comunicação Social para comunidade.